A Engenharia de Materiais SAENG 2019

20/11/2019 12:47

Na Semana Acadêmica das Engenharias 2019, a Engenharia de Materiais esteve presente por meio de palestras, visitas técnicas e mostras de Iniciação Científica de alunos da UFSC – Blumenau. Neste ano a SAENG ocorreu dos dias 16 a 19 de setembro de 2019, sendo que no dia 16/09 as palestras foram de interesse geral.

TERÇA-FEIRA (17/09)

• Visita à empresa Docol (09h – 12h)

Acompanhados do profº Claudio Michel Poffo, os alunos da Engenharia de Materiais visitaram a Docol, a maior exportadora de metais sanitários da América Latina, pioneira e líder no Brasil na fabricação de produtos que garantem o uso consciente da água.

• Ligas com memória de forma: propriedades, aplicações e alguns mistérios (13h30 – 15h)

O palestrante Leandro de Arruda Santos, atualmente Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG e pesquisador líder do grupo “Efeito Memória de Forma e Superelasticidade – Desenvolvimento e Aplicações” do mesmo departamento, palestrou sobre as ligas com memória de forma, que são materiais de complexa produção e curiosas propriedades. Essencialmente, estas ligas, em especial a liga Nitinol, possuem a capacidade de “lembrar” de sua forma anterior a um processo de deformação aparentemente permanente.

• Mostras de Iniciação Científica (15:30 – 17h)

Na SAENG 2019, desfrutamos de apresentações de mostras de IC de Engenharia de Materiais da UFSC Blumenau, que possui como finalidade a iniciação de alunos de graduação na pesquisa científica.

Luiz Alfredo Stival Chaerke, orientado pelo profº Wanderson Santana da Silva, apresentou sobre “Processamento e Caracterização de Ligas de Alta Entropia”.

O aluno Bruno Henrique Ristov, orientado pela profª Lara Fernandes dos Santos Lavelli e pelo profº Lucas Natálio Chavero, apresentou sobre “Espectroscopia de impedância eletroquímica como caracterização de nanocompósitos”.

O aluno Alexandre Alborghetti Londero, orientado pelo profº Lucas Natálio Chavero, apresentou sobre “Fabricação de nanocompósito de dots de carbon/esferas de sílica com propriedades catalíticas”.

A aluna Jaquelline Vanelli, orientada pela profª Lara Fernandes dos Santos Lavelli, apresentou sobre “Estudo de filmes de pontos quânticos de carbono”.

O aluno Felipe Michels, orientado pelo profº Cristiano da Silva Teixeira, apresentou seu trabalho “Reciclagem de resíduos de ímãs de terras raras para aplicação na indústria de alta tecnologia”.

QUARTA-FEIRA (18/09)

• Corrosion of High Strength Aluminum Alloys Joined by FSW: Global and local approaches (10h10 – 12h)

O palestrante Hercilio Gomes de Melo, atualmente no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EPUSP, palestrou sobre a Soldagem por Fricção (FSW), considerado o maior avanço para a união de ligas de alumínio de alta resistência. O uso dessa tecnologia em grandes estruturas, como aeronaves, onde as ligas de alumínio são extensivamente utilizadas podem resultar em redução significativa de peso, permitindo a remoção de rebites e juntas sobrepostas, impactando positivamente o consumo de combustível e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.

• Minicurso – Beneficiamento de produto acabado para cerâmicas de revestimento (13h30 – 17h)

Matheus Vieira Furtado, acadêmico de Engenharia de Materiais e estagiário da Empresa Portobello, ministrou este curso destinado ao beneficiamento de produto acabado para cerâmicas de revestimento.

• Visita à empresa ZEN (15h – 17h)

Acompanhados do profº Wanderson Santana da Silva, os alunos de Engenharia de Materiais visitaram a ZEN, uma empresa que opera no setor automotivo desde 1960 e atualmente é um importante fabricante de peças originais e reposição para o mercado.

QUINTA-FEIRA (19/09)

• Nanocompósitos poliméricos a base de grafeno e outras cargas bidimensionais: processamento, caracterização e produtos (13h30 – 15h)

O palestrante Guilhermino José Macêdo Fechine, professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduação e pós-graduação e também participante da equipe do Centro de Pesquisa Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias MackGraphe, ministrou sobre os desafios para produção em larga escala de nanocompósitos poliméricos obtidos com cargas bidimensionais. Os desafios estão diretamente ligados em se conseguir uma boa dispersão da carga por meio de misturas no estado fundido.

Escrito por Raiana Corrêa

Tags: cerâmicascorrosãoengenhariamateriaisnanocompósitospalestrapalestranteProgramaçãovisita técnica