Nossas Palestras 2019

20/07/2019 11:51

Os preparativos para a SAENG 2019 estão a mil e já temos alguns palestrantes confirmados!! Se liga:

• Elton Zimmermann, ministrando a palestra entitulada “Aplicações de inversores de frequência“.

Nosso palestrante é um Engenheiro Eletricista que trabalha na empresa Elektra Automação Industrial em Blumenau – SC há 8 anos.

A palestra é pensada para alunos da Engenharia de Controle e Automação, focada nas áreas de Eletrônica de Potência, Controles e Servo-mecanismos e conceitos básicos de conversores, principalmente relacionadas a dimensionamento e seleção dos equipamentos corretos para cada aplicação.

Será apresentado um conversor de Frequência Danfoss FC360 de 4kW aberto, para demonstrar as placas e circuitos internos , além de uma bancada didática para demonstração das funcionalidades de controle do Conversor de Frequência VLT Aqua Drive da Danfoss (ideal para sistema de bombas e saneamento), montada pela Elektra especialmente para testes e treinamentos.

• Guilhermino José Macêdo Fechine, ministrando a palestra entitulada “Nanocompósitos poliméricos a base de grafeno e outras cargas bidimensionais: Processamento, caracterização e produtos“.

Formado Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba, Guilhermino faz parte da equipe do Centro de Pesquisa Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias MackGraphe.

Essa palestra apresenta um levantamento bibliográfico sobre a produção em larga escala de nanocompósitos poliméricos obtidos com cargas bidimensionais (grafeno, óxido de grafeno, óxido de grafeno reduzido, MoS2, hBN, entre outros), expondo as diversas técnicas de produção e caracterização atualmente usadas e alguns exemplos de nanocompósitos produzidos (peças injetadas, filmes, filamentos, entre outros) pelo grupo de pesquisa na área de Materiais Compósitos do Mackgraphe da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

•  Leandro de Arruda Santos, ministrando a palestra entitulada “Ligas com memória de forma: propriedades, aplicações e alguns mistérios”.

Alumnus da nossa querida UFSC, Leandro é Engenheiro de Materiais e doutor em Engenharia Metalúrgica.

Ligas com memória de forma (LMF) são materiais que desafiam a ciência dos materiais até os dias de hoje, embora sejam produzidas há mais de 70 anos! Desde sua complexa produção até curiosas propriedades, estes materiais são explicados com o auxílio de conceitos complicados de metalurgia física, sendo um excelente caso de estudo no campo acadêmico.

Nesta palestra, Leandro foca na liga chamada Nitinol, explicando o Efeito Memória de Forma e o fenômeno de transformação martensítica, e falando mais sobre suas propriedades e aplicações.

• Rafael Belli Krapp, ministrante da palestra entitulada “Tecnologias de Automação Predial para Eficiência Energética“.

Engenheiro Eletricista formado pela FURB pós-graduado em Engenharia de Automação, Rafael trabalha na Engetel Automação e Segurança há dois anos.

A palestra tem como tema a Automação Predial como meio para redução de consumo de energia elétrica e aumento do conforto para ocupantes de edificações novas ou existentes. Tecnologias e protocolos aplicados, estratégias para redução de consumo de energia elétrica, sensores de automação predial, medição de consumo de energia e integração com outros sistemas presentes na edificação serão tópicos elaborados pelo palestrante.

Tags: palestrapalestranteProgramação