A Engenharia de Controle e Automação na SAENG 2019

20/11/2019 15:49

Nesta edição da SAENG, evento que ocorreu entre os dias 16 e 19 de outubro de 2019, a Engenharia de Controle e Automação se fez presente através de palestras, visitas técnicas e mostras de Iniciação Científica de nossos alunos.

A seguir, encontra-se o melhor que ocorreu em cada dia* do evento envolvendo a Engenharia de Controle e Automação.

* Exceto pelo dia 16 de outubro, data em que ocorreram palestras de assuntos gerais.

TERÇA-FEIRA (17/09/19)

• Mostras de Iniciação Científica(10h00-12h00)

A Iniciação Científica é um programa que tem como objetivo estimular os estudantes de graduação a desenvolverem atividades de pesquisa, sob a orientação de um professor. Nesta edição da SAENG foram apresentados seis trabalhos de alunos da Engenharia de Controle e Automação.

Luiz Augusto Scheuermann França, orientado pela professora Louise Reips, apresentou seu trabalho sobre “Modelagem de Sistemas Tumorais sujeitos à Estimulação Angiogênica, Iniciação Endógena e Tratamento Farmacocinético”.

Emanuel Lucas Rodrigues Moura, sob orientação do professor Carlos Roberto Moratelli, palestrou sobre “Virtualização em Processadores RISCV”.

Guilherme Phillipi, sob orientação do professor Felipe Delfini Caetano Fidalgo, apresentou seu trabalho de nome “Minimizando Distâncias no Cálculo de Estrutura Molecular”.

Lucas Heilbuth Nazareth de Souza, orientado pelo professor Carlos Roberto Moratelli, ministrou a palestra sobre “Determinação do Peso de Aves por Análise de Imagens”.

Felipe Antonio Miguel, sob orientação do professor EhbraimSamer El Youssef, ministrou a palestra sobre “Sensor de força robusto voltado a aplicações em robótica aérea”.

Rafaela dos Reis Rocho, orientada pelo professor EhbraimSamer El Youssef, apresentou seu trabalho sobre “Modelagem e Controle de um Quadrotor”.

Da esquerda para direita: Luiz Augusto Scheuermann França, Emanuel Lucas Rodrigues Moura, Guilherme Phillipi, Lucas Heilbuth Nazareth de Souza, Felipe Antonio Miguel, Rafaela dos Reis Rocho

• Visita à empresa WEG (8h00-17h45)

Sob a supervisão do professor Luiz AntonioMaccari, os alunos visitaram a empresa WEG. A WEG é uma empresa multinacional brasileira com sede na cidade de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina. A empresa é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, atuando nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais, entre outros produtos.

• Tecnologia de Automação industrial para eficiência energética (15h30-17h00)

O palestrante Rafael Belli é formado em Engenharia Elétrica e possui pós-graduação em Engenharia de Automação, atualmente trabalha como diretor técnico na empresa Engetel Automação e Segurança. Sua palestra foi sobre automação predial como meio para redução de consumo de energia elétrica e aumento do conforto para ocupantes de edificações novas ou existentes.

QUARTA-FEIRA (18/09/19)

• Aplicações de Conversores de Frequência (13h30-15h00)

O engenheiro eletricista Elton Zimmermann trabalha atualmente na Elektra Automação Industrial e nos apresentou uma palestra que teve como foco as áreas de Eletrônica de Potência, Controles e Servo-mecanismos. E, também, conceitos básicos de conversores, principalmente relacionadas a dimensionamento e seleção dos equipamentos corretos para cada aplicação.

Foi apresentado um conversor de Frequência Danfoss FC360 de 4kW aberto, para demonstrar as placas e circuitos internos, além de uma bancada didática para demonstração das funcionalidades de controle do Conversor de Frequência VLT Aqua Drive da Danfoss (ideal para sistema de bombas e saneamento), montada pela Elektra especialmente para testes e treinamentos.

• Minicurso: Desenvolvimento de PCB(13h30 – 18h30)

Ministrado pelo aluno Gabriel Bressanini, o minicurso teve por objetivo o desenvolvimento de PCB (printedcircuit board) no software Altium, e também, um tutorial de uso da prototipadorarouter CNC para confecção de protótipos de PCB de alta qualidade.

QUINTA-FEIRA (19/09/19)

• Visita à empresa WHIRLPOOL(8h00-14h00)

Os alunos, sob supervisão do professor Daniel Martins Lima, tiveram a oportunidade de visitar a Whirlpool Corporation no Brasil. A Whirlpool é o negócio de eletrodomésticos da Whirlpool S.A., subsidiária da Whirlpool Corporation – maior fabricante de eletrodomésticos do mundo – presente no país com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.

No Brasil, são cinco unidades: três fábricas – localizadas nas cidades de Rio Claro (São Paulo), Manaus (Amazonas) e Joinville (Santa Catarina) – e dois Centros Administrativos. Além disso, são quatro Centros de Tecnologias, vinte e três Laboratórios, três Centros de Distribuição e onze mil colaboradores.

• Introdução a energia fotovoltaica (10h00-12h00)

A Vento Sul – Barco Solar UFSC é uma equipe multidisciplinar com o objetivo de desenvolver embarcações movidos exclusivamente à energia solar fotovoltaica para competições nacionais e internacionais. Os membros do projeto são voluntários que se dividem nas áreas elétrica/eletrônica, naval, mecânica, marketing, recursos humanos e comercial. Sua palestra foi sobre energia fotovoltaica, mecanismos e aplicações.

Escrito por Isadora Freitas

Tags: automaçãoengenhariapalestrapalestrantePCBprintedcircuit boardProgramaçãosistemasvisita técnica