A Engenharia Têxtil na SAENG 2019

31/10/2019 00:57

A Engenharia Têxtil esteve presente na Semana Acadêmica das Engenharias 2019 através de diversas palestras dos mais variados temas, visitas técnicas e mostras de Iniciação Científica (novidade deste ano!). A SAENG aconteceu dos dias 16 a 19 de setembro de 2019. No dia 16/09 as palestras foram de interesse geral.

TERÇA-FEIRA (17/09)

• Visita à empresa Teka Tecelagem Kuehnrich S.A (09:30 – 12h)

Acompanhados da profª Fernanda Steffens, os alunos da Engenharia Têxtil puderam visitar a Teka, uma empresa de tecelagem que produz cama, mesa e banho; onde foi possível conhecer todos os processos têxteis desde o fardo de algodão até o produto acabado.

• Oportunidades dos nãotecidos na construção civil (10:10 – 12h)

O palestrante Eduardo Volkart da Rosa, atualmente o gerente da unidade Ecofiber da empresa Altenburg, especializada em nãotecidos, e também aluno de mestrado da Engenharia Têxtil na UFSC – Blumenau, palestrou sobre a utilização de nãotecidos na Engenharia Civil  substituindo os materiais tradicionais e trazendo novos benefícios no isolamento termo acústico.

• Mostras de Iniciação Científica (15:30 – 17h)

Tivemos o prazer de receber alunos de IC da UFSC Blumenau para apresentarem seus trabalhados.

Gabrieli Coelho de Souza Heimoski Ribeiro, orientada pela profª Catia Rosana Lange de Aguiar, apresentou sobre “Avaliação da adsorção de corantes têxteis com adsorventes obtidos de resíduos sólidos indústriais e agrícola”.

O aluno Renato Poli Mari, orientado pela profª Andrea Cristiane Krause Bierhalz, apresentou sobre “Confecção e caracterização de membranas de polissacarídeos e nanocristais de celulose para liberação de antibiótico”.

O aluno Bruno Garcia Souza, orientado pelo profº José Alexandre Borges Valle, apresentou o trabalho entitulado “Análise de amarrotamento em substratos têxteis”.

E, finalizando, o aluno André Luiz Marquardt, orientado pelo profº Fernando Ribeiro Oliveira , apresentou seu trabalho “Funcionalização aplicada a têxteis técnicos”.

• As experiências de carreira na Cia. Hering (15:30 – 17h)

De estagiário da Engenharia Têxtil ao cargo de Diretor Industrial, o palestrante Marcelo Toledo contou sua trajetória da carreira na Cia. Hering, bem como as habilidades e competências que desenvolveu para atuar como líder e como aproveitou as oportunidades oferecidas.

QUARTA-FEIRA (18/09)

• Biotecnologia Têxtil – o futuro começa agora! (15:30 – 17h)

O palestrante Jean Carlos Rachadel Pereira dos Santos palestrou sobre o avanço das tecnologias têxteis e a busca por novas formas de trabalhar com essa indústria na área de biotecnologia, buscando a economia de energias, água, tempo e químicos, visando a sustentabilidade.

QUINTA-FEIRA (19/09)

• Visita à empresa Karsten S.A. (07:40 – 12h)

Com a companhia da profª Maria Elisa Missner os alunos visitaram a empresa de tecelagem do segmento de cama, mesa e banho que está a mais de 135 anos no mercado, e é considerada líder de mercado, além de ter recebido o prêmio Great Place to Work em 2018 (Melhores Empresas para trabalhar em Santa Catarina).

• Minicurso – Amigurumi (13:30 – 15h)

Cláudia Stolf, professora do time de artesãos da Círculo, ministra este curso destinado a aprender técnicas de amigurumi para criar incríveis bichinhos de pelúcia.

• O processo produtivo do algodão e suas implicações na indústria têxtil (15:30 – 17h)

O palestrante José Antônio Sestren, técnico têxtil, foi gerente na FBET – Fundação Blumenauense de Estudos Têxteis por 7 anos, e ministrou sobre o processo produtivo do algodão, a interpretação dos dados de HVI, a importância da mistura do algodão na preparação a fiação e a análise AFIS na preparação à fiação.

A Organização da SAENG 2019 agradece imensamente aos palestrantes convidados, aos professores parceiros, aos alunos participantes da Semana e, principalmente, a Diretoria do UFSC – Blumenau.

Escrito por Amanda Karsten

Tags: algodãoamigurumiengenharianãotecidospalestrapalestranteProgramaçãotêxtilvisita técnica